COMO O CAFÉ DESCAFEINADO É FEITO?

Curiosidade

COMO O CAFÉ DESCAFEINADO É FEITO?

Por acaso você já se perguntou como é feito o café descafeinado? Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de vários amantes do café. O café descafeinado é uma ótima opção para pessoas que gostam de apreciar a bebida, porém, sofrem com problemas como insônia e ansiedade. Alguns métodos utilizados para “criar” o café descafeinado são, através de solventes químicos, deixando de molho em água e fazendo uso de gás carbônico no cozimento.

Métodos com solventes químicos começam sempre da mesma forma. Primeiro é despejado os grãos de café em água quente, afim de amolecê-los, e em seguida são mergulhados em um solvente. Os solventes mais utilizados são o acetato de etila e o cloreto de metileno. Uma das desvantagens desse método, é que esses solventes não são removidos 100% do café, proporcionando um sabor diferente do “original” quando servido.

Outro método é a utilização de gás carbônico, devido a atração das moléculas de cafeína quando os grãos estão amolecidos. Apesar de ser um método caro, o sabor e aroma do café fica mais preservado, deixando a bebida mais fiel para o consumidor. 

Por último, uma técnica simples, porém eficaz, é a utilização de água quente como solvente “natural”. Os grãos ficam de molho e depois são coados através de um filtro de carvão, captando assim, as moléculas de cafeína. Uma vertente desse método é utilizar a água já saturada pelas substâncias de café ou já filtrada no carvão. Esse modo permite que o sabor seja preservado, fazendo apenas a cafeína ser atraída para fora dos grãos.



Fonte: adaptados dos sites “BBC – News: Entenda como é feito o café descafeinado” e “Super Interessante: Como é feito o café descafeinado?”.