MÉTODO PRENSA FRANCESA

Dica

MÉTODO PRENSA FRANCESA

Também conhecida como “french press” ou “cafetière”, a prensa francesa é um método bastante popular e fácil, que utiliza as técnicas de infusão e filtragem. Produz um café intenso e denso e, por passar apenas pelo filtro do êmbolo (de metal), percebe-se uma presença maior de óleos aromáticos.
DICA
Como a água segue em contato com o café na prensa francesa, mesmo após o êmbolo ter sido abaixado, a extração segue acontecendo. Por conta disso, se o café não for servido na hora, ele tenderá a ficar amargo.
MATERIAL
Café em grão
Balança
Cronômetro
Moedor
Chaleira
Prensa Francesa
Colher
Caneca
PREPARO
200ml a 95°C
25g de café (cerca de 2 colheres de sopa)
Moagem Grossa
4min de infusão
INSTRUÇÕES
PASSO 1:
Coloque água para ferver. Enquanto a água está aquecendo, moa o café. Após atingir o ponto de fervura desligue o fogo e aguarde 20 segundos para a água atingir a temperatura de 95°C;
PASSO 2:
Escalde a prensa francesa e dispense a água;
PASSO 3:
Despeje o café moído na prensa francesa já aquecida e coloque suavemente toda a água aquecida sobre o café, de forma que ele seja totalmente molhado. Mexa com a colher vigorosamente e pressione o cronômetro;
PASSO 4:
Coloque a tampa da prensa francesa posicionando o êmbolo sobre o café, mas não pressione ainda. Após 4 minutos, pressione suavemente o êmbolo para que o café seja filtrado. Sirva imediatamente.

Fonte Urbe Café