LINHAS DE COSMÉTICOS ARTESANAIS PRODUZIDAS A PARTIR DO GRÃO DE CAFÉ

Notícia

LINHAS DE COSMÉTICOS ARTESANAIS PRODUZIDAS A PARTIR DO GRÃO DE CAFÉ

O cheirinho de café, item presente em variadas refeições de muitas famílias no mundo inteiro, agora pode ser sentido em diferentes produtos capilares e corporais. A novidade faz parte da linha de xampu, condicionador, máscara e selador, livre de agentes químicos e fabricada manualmente por Herileide Rodrigues ou Leyde, como a cosmetóloga é conhecida no meio profissional.
Além de se apropriar de técnicas caseiras para produzir os cosméticos, a profissional trabalha de maneira sustentável e sem desperdício de matéria-prima. Ou seja, o pó do café, resultante do processo de fabricação da linha capilar, é reaproveitado na confecção de esfoliante corporal e no adubo das plantas, também utilizadas nas fórmulas dos cosméticos. Segundo a cosmetóloga, o xampu que compõe a coleção café é indicado para o crescimento, reconstrução, fortalecimento, maciez e brilho do cabelo. "
A máscara de hidratação é a "Essência de Leyde". A denominação é uma homenagem a sua criadora. A base do produto contém vitaminas da alfavaca, babosa, cacau, algas marinhas e tutano.
Além de reconstruir os fios, a máscara é recomendada para hidratação profunda. Por isso, o ideal é aplicá-la a cada 15 dias, apenas do meio para as pontas. O contato do produto com a raiz pode causar queda dos fios.
O uso do selador, quando aplicado com a prancha, tantos nos cabelos lisos quanto nos cacheados, retira todos os fios quebrados. "O cosmético funciona como plástica capilar", explica.


Tipos de cosméticos


A fabricação, iniciada timidamente, apenas com a linha corporal, caiu no gosto das frequentadoras do espaço de beleza que Leyde mantinha em casa. Atualmente, ela tem diversas opções de esfoliante corporal e facial, sais, protetor solar, batom, xampu, condicionador, máscara, pasta e selador capilar.
Os esfoliantes de pitanga e acerola com leite condensado são outras opções produzidas pela cosmetóloga.

Fonte: Diário do Nordeste